Pegadinha com funções e variáveis globais

Diga aí, o que você acha que o código abaixo irá imprimir na tela?

def func():
    print x

x = 42
func()

A resposta é óbvia: 42. OK, sem pegadinhas por enquanto. E o código abaixo, o que irá imprimir?

def func():
    print x
    x = 1

x = 42
func()

Pelo que sabemos até então, somos levados a crer que o código acima irá imprimir 42 na tela, correto? Mas, veja a saída que recebemos na cabeça ao executar o código:

Traceback (most recent call last):
File "<pyshell#3>", line 6, in 
    func()
File "<pyshell#3>", line 2, in func
    print x
UnboundLocalError: local variable 'x' referenced before assignment

wat

UnboundLocalError significa que estamos acessando uma variável antes dela ter sido criada no escopo da função func(). A linha que está gerando o erro é a linha 2, que contém print x. Entretanto, observe com cuidado os dois exemplos de código acima. No primeiro deles também estamos fazendo print x na primeira linha da função. Inclusive, o valor impresso pela função foi o valor da variável x definida no escopo global.

A culpada por esse erro é a linha 3 (x = 1) e a explicação é simples: o código da função é analisado e x é definido estaticamente pelo compilador como uma variável (ou melhor, como um nome) local ao escopo da função quando este encontra a atribuição x = 1. E isso vale para a função inteira, mesmo que a atribuição ocorra somente na última linha dela. Essa análise é feita estaticamente durante a criação da função func, quando o compilador encontra a declaração de criação de função def. Assim, mais tarde quando func() é chamada, print x tenta imprimir o valor de uma variável local antes dela ter algum valor atribuído a si.

Existe uma regra bem simples:

Sempre que o compilador encontra uma atribuição a um nome dentro de uma função, ele assume que tal nome é local em toda a função, não importando onde a atribuição ocorre.

O código a seguir funciona

def func():
    x = 1
    print x

x = 42
func()

mas imprime 1, pois ao encontrar x = 1, o compilador assume que x é uma variável local. Mas e se precisarmos alterar o valor do x global dentro da função? Antes de qualquer coisa, vamos ver se o x global (de valor 42, inicialmente) é alterado:


def func():
    x = 1
    print x

x = 42
func()
print x

O programa acima irá imprimir:

1
42

Ou seja, o x global não foi alterado. Se quiser mesmo alterar o valor de uma variável global dentro de uma função, Python exige que identifiquemos a mesma como global dentro da função. Isso pode ser feito com a estranhíssima construção global:


def func():
    global x
    x = 1
    print x

x = 42
func()
print x

O código acima imprime:

1
1

Ou seja, a global x foi alterada pela atribuição feita dentro de func().

ALERTA: criar variáveis globais e alterar o valor delas dentro de funções é uma péssima prática.  O código fica mais difícil de ler e modificar (você precisa saber todos os lugares onde a variável global está sendo usada) e pode levar a bugs bem difíceis de serem encontrados. Não é por menos que Python força o programador a explicitar a referência a uma variável global quando quiser alterá-la fora do escopo global. Soa quase como uma autodeclaração do programador: “sim, eu sou tosco e estou prestes a fazer mer** no meu código”. 😀

Anúncios

5 comentários sobre “Pegadinha com funções e variáveis globais

  1. Não entendi porque é uma péssima prática utilizar as globais dentro das funções. E aliás, mais uma vez, parabéns pelo blog é realmente muito esclarecedor. Abraço.

  2. Gabriel, se você começar a alterar valores de variáveis globais dentro de funções, seu código vai ficar bem difícil de entender e manter. Assim, a execução de suas funções passam a ter efeitos colaterais que não ficam mais restritos aos parâmetros/valores de retorno, mas sim a todo o código.

  3. Com relação ao seu comentário anterior; isso é válido apenas para python ou também serve para outras linguagens?!
    Gostaria de entender melhor sobre isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s