Servidor Web em Python pela Linha de Comando

O post da vez não é muito relacionado à programação em Python, mas poderá ajudar bastante no nosso dia-a-dia. Quantas vezes precisamos compartilhar determinado arquivo com um colega, que muitas vezes está na mesma rede que a gente? Qual a solução? Realizar o compartilhamento via Samba? Copiar o arquivo com scp? Existe um jeito bem mais simples, usando um módulo que vem instalado junto com o Python, chamado SimpleHTTPServer. Nesse módulo, há uma classe chamada SimpleHTTPRequestHandler, que é responsável por servir, via HTTP, os arquivos e sub-diretórios do diretório de trabalho atual.

Na prática, significa que podemos “levantar” um servidor web que irá listar os arquivos presentes em um diretório, para que outras pessoas possam copiar arquivos. Por exemplo, queremos compartilhar os arquivos e sub-diretórios presentes no diretório /home/user/files, então podemos proceder da seguinte forma:

cd /home/user/files
python -m SimpleHTTPServer

Após isso, basta acessar, usando um navegador Web, o endereço http://localhost:8000 , pois quando chamado sem parâmetros, o serviço é iniciado na porta 8000. É óbvio que para compartilharmos arquivos com amigos, devemos passar o endereço IP de nossa máquina, e não localhost. 😛

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s