Executar código Python diretamente no Gedit

Quem está acostumado a utilizar IDEs ou mesmo editores de texto com algum foco em programação, já deve estar familiarizado com os úteis atalhos para compilação/execução do arquivo/projeto atual. Eles agilizam bastante, pois com um pressionar de teclas é possível compilar/executar o código recém escrito.

Seguindo o post anterior, no qual escrevi sobre o uso do gedit como ambiente de desenvolvimento Python, agora vou apresentar uma forma de habilitar a execução do script atual em um terminal através de um atalho do teclado. Em primeiro lugar, é necessário habilitar o plugin “Ferramentas Externas” (Editar -> Preferências -> Plugins). Feito isso, vá até Ferramentas -> Gerenciar Ferramentas Externas e crie uma nova ferramenta como a apresentada na Figura 1.

Gerenciador de Ferramentas Externas

Figura 1. Gerenciador de Ferramentas Externas

A variável $GEDIT_CURRENT_DOCUMENT_PATH contém uma string com o caminho completo do arquivo no sistema de arquivos. Assim, solicitamos que seja aberto um novo terminal e dentro dele seja executado o arquivo atual. Para saber mais sobre as variáveis, acesse: http://library.gnome.org/users/gedit/unstable/gedit-external-tools-plugin.html.en#gedit-external-tools-plugin-variables

Feito isso, basta agora editar um arquivo .py e pressionar as teclas de atalho selecionadas (no meu caso Ctrl + Alt + r). Assim, uma janela do gnome-terminal será aberta com a execução do código-fonte atual na tela.

É isso. Essa é uma das formas de se fazer isso. Existe também o plugin Run in Python, porém este não possibilita a entrada de dados pelo teclado na tela onde o programa é executado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s